Rate this post

Antes mesmo de começar o video de hoje já quero alertar: engatinhar não é uma regra para as todas as crianças e nem todo bebê vai engatinhar do jeito que imaginamos, sobre quatro apoios e para frente, ok? Dito isso, vamos em frente.

QUANDO O BEBÊ COSTUMA ENGATINHAR:
A maioria dos bebês começa a engatinhar por volta dos 7 a 11 meses, entretanto, muitos outros preferem rolar, “minhocar” com a barriga no chão, se arrastar sentados ou até mesmo já ficar em pé. Nessa fase, não existe certo ou errado. O importante é ficar atento à criança e dar espaço e segurança para ela se desenvolver dentro do seu tempo.

O bebê engatinha só depois que ele consegue ficar sentado sem apoio e sustenta o peso da cabeça para observar o ambiente. Os braços, pernas e músculos das costas devem estar fortes o suficiente para evitar que ele caia. E o próprio movimento de engatinhar ajuda a fortalecer ainda mais essas partes, além de aperfeiçoar as habilidades visuais como noção espacial e de profundidade.

Sobre o jeito de engatinhar o comum é seguir a forma tradicional mesmo, transversal e com quatro pontos de apoio que são as mãos e os joelhos, intercalando braços e pernas para se movimentar. Mas não se assuste se o seu bebê engatinhar apoiado em três pontos, de marcha à ré, se apoiando no bumbum ou com uma perna para frente. Isso não irá impedir em nada que ele ande normalmente em um futuro próximo.

O que deve ser feito, nesta fase do engatinhar, é estimular (sem pressão!) a criança e ficar de olho para que ela não se machuque. Ofereça sempre a opção de brincadeiras no solo e jamais estimule a criança a engatinhar sobre a cama ou sofá, pois não é estável e pode haver inclusive acidentes sérios.

E COMO A GENTE PODE ESTIMULAR O BEBÊ A ENGATINHAR SEM PRESSÃO:
No chão, coloque um brinquedo um pouco distante e posicione a criança de bruços, de frente para o brinquedo, para que ela perceba-o e tente pegá-lo. No começo, coloque mais próximo do bebê, já que o foco é brincar e não irritá-lo, mas depois vá afastando o brinquedo, para que a criança avance cada vez mais. De início, a criança pode ir se arrastando até o objeto que quer, mas, aos poucos, ela passará a engatinhar para alcançá-lo. E lembre-se de comemorar essa conquista, para incentivar ainda mais.

E POR QUE É IMPORTANTE O BEBÊ ENGATINHAR?
Como disse no início, alguns bebês, naturalmente, pulam essa fase e, aí, tudo bem, é da natureza deles. Mas os pais não devem incentivar isso, querer que a criança ande direto sem engatinhar. Isso porque, o engatinhar traz diversos benefícios para a criança:

Engatinhando o bebê se prepara melhor para a próxima fase que está por vir (ficar de pé, correr, praticar esportes) já que melhora a coordenação motora geral e o equilíbrio e fortalece a coluna.
Engatinhar ajuda a desenvolver grupos musculares das mãos, braços e ombros e fortalece ligamentos, que são importantes para a coordenação motora fina (a articulação do polegar é muito estimulada). Isso, no futuro, acaba sendo importante na hora que a criança for desenvolver a escrita e a coordenação motora final.
A criança aperfeiçoa habilidades visuais, como sua percepção espacial e de profundidade (isso terá influência positiva na fase da leitura e escrita).
O movimento repetitivo do engatinhar ajuda a criança a estimular conexões dos neurônios, o que leva a uma maior concentração, compreensão e memória.
CUIDADOS NECESSÁRIOS NESSA FASE:
Quando chegar a fase de engatinhar pela casa inteira, já com firmeza, atente-se (este é o período que eles começam a aprontar!). Tape todas as tomadas e tire os fios do caminho. Retire também objetos pequenos do chão para evitar que a criança coloque na boca ou se machuque e prefira vestir ela com roupas confortáveis para que possa se mexer bem à vontade e não se esqueça do sapatinho, ele evita que a criança esfole os dedinhos. Outra dica importante é prestar muita atenção às escadas e as portas, mantendo o bebê longe delas.

Para as mães de prematuros tudo isso também vai acontecer, porém, pode ser que demore mais um pouco (os médicos falam que até o 15° mês essa diferença do ponto de vista motor será igualada para todas as crianças).

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:
FASES DO BEBÊ – COM QUE IDADE MEU FILHO COMEÇA A…

MEU FILHO AINDA NÃO ANDA… ISSO É NORMAL?

10 DICAS QUE ESTIMULAM O BEBÊ A ANDAR

10 DICAS PARA TIRAR A CHUPETA

SINTOMAS DO NASCIMENTO DOS DENTES

https://www.macetesdemae.com/
https://www.facebook.com/macetesdemae/
https://www.instagram.com/macetesdemae/

https://br.pinterest.com/macetesdemae/
Produção:
https://www.laranjaazul.com.br/
Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>