Rate this post

No vídeo de hoje, dicas de brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da linguagem das crianças. Desde o primeiro até o quinto ano de vida. Venha ver.

Há algo que eu possa fazer para ajudar meu filho a falar? A resposta é sim. Algumas crianças falam antes que outras e isso não terá influência no desenvolvimento da sua comunicação futura.
Mas se você quiser aproveitar algumas dicas divertidas, que ajudam no desenvolvimento da linguagem dos bebês e ainda aproximam mais e filhos, confira esse vídeo que está recheado de coisas bacanas.
O desenvolvimento da linguagem nos primeiros 5 anos:
– Primeiros 12 meses
Assim que nascem, as crianças já possuem formas rudimentares de comunicação: gritinhos, choro, outros sons emitidos. Ou alguém duvida de que o choro é uma ótima forma de comunicação?
Depois as crianças passam a apontar objetos para mostrar o que querem. Nessa fase, a dica é os pais estimularem as crianças falando o nome dos objetos que foram apontados, para ajudar a criança na identificação e futura comunicação verbal.
Nos primeiros 12 meses de vida, uma outra dica é sempre comemorar quando a criança emite algum som novo. “Fazer festa” para ela, demonstrando sua satisfação pela conquista alcançada.

De 1 a 2 anos
Depois, no período de 1 a 2 anos, a criança começa a emitir sons mais específicos e simples, como “ta”, “da”, “ca” e “ba”, sendo que ao final deste período os sons de “s”, “v” e o anasalado do “nh” também começam a ser ditos.

Dos 2 a 3 anos
Dos 2 aos 3 anos surgem os sons de “ti”, “di” e “ch”,

Dos 3 a 4 anos
Já dos 3 aos 4 anos, os pequenos começam a emitir os sons de “rr”, “lh”, além de começarem a falar frases com uso de plurais, participando de diálogos e sendo capazes de criar e recontar histórias com começo, meio e fim;
Até os 4 anos e meio a criança já deve ter desenvolvido todos os sons da língua e estar falando com certa fluência;

Aos 5 anos
Aos 5 anos, os pequenos já devem mostrar domínio dos encontros consonantais, falando sílabas como “pra” e “tra”, já falando com clareza palavras como “prato”, “trator”, entre outras.

Brincadeiras que ajudam:
Para que as crianças passem a reproduzir os sons, elas precisam adaptarem-se a eles. Então a dica mais básica é os pais falarem palavras que contenham os sons que fazem parte de cada uma das etapas que eu citei anteriormente e observar se eles são repetidos pela criança.
Por exemplo: com 1 ano, os pais podem falar palavras mais simples como “casa”, “papai”, “mamãe”, “amor”.
Aos 3 anos, palavras como “chaveiro”, “chuva”, “arroz”, “banho”. E assim por diante, aumentando a dificuldade das palavras conforme a criança for crescendo.
Após os cinco anos, as crianças já devem possuir algum repertório de palavras e é aí que os pais devem começar a explorar cada vez mais o desenvolvimento da linguagem. Algumas dicas de brincadeiras para essa fase são:
Complete a palavra: Pais falam palavras que começam com determinada sílaba e aguardam para ver se o filho se lembra das palavras que já conhece.
Listas do cotidiano: Também é legal que as crianças ajudem em tarefas do cotidiano, como fazer a lista do supermercado. Mesmo que seja só para escrever a letra inicial do produto.
Adivinhação: Descreva um animal para a criança e peça para que ela adivinhe. Depois inverta. Peça para que ela descreva para que você adivinhe.
Contação de histórias: Comece contando historinhas e peça para a criança continuar. Ou leia livros junto com seus filhos e peça, inclusive, para ele identificar no meio do texto onde está a palavra que foi lida.
Rimas: Procure junto com as crianças por palavras que formem rimas como nas poesias.

Alerta:
• Durante cada brincadeira realizada, os pais precisam observar se os filhos possuem alguma dificuldade persistente. E se alguma coisa chamar a atenção, procure ajuda de um profissional capacitado, o pediatra da criança, fonoaudiólogo, psicopedagogo para que auxilie a descobrir o que se passa.
• Não existe nenhuma regra para o desenvolvimento, apenas características gerais observadas em cada etapa. O que não significa que uma criança está com algum problema sério se estiver em atraso em alguma das fases.
• O importante é que os pais participem de forma natural da diversão dos pequenos, evitando sempre o excesso de brinquedos eletrônicos, que pode atrasar o desenvolvimento da linguagem.
Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).

Confira outros vídeos que você irá curtir:

CRIANÇAS QUE BATEM E MORDEM:

COMO FAZER A HIGIENE BUCAL DOS BEBÊS:

DICAS DE BRINQUEDOS PARA 1 OU 2 ANOS:

BIRRAS E TERRIBLE TWO:

www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae

Produção:
http://www.laranjaazul.com.br

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>