Rate this post

Depois do nascimento de um filho, é normal a mãe querer voltar à antiga forma, perder aqueles quilinhos extras e ter o corpo de antes sem grandes esforços. E nesse processo, a amamentação é uma grande aliada, já que para produzir leite o corpo despende uma quantidade significativa de calorias.

No vídeo de hoje, irei explicar um pouco como é que ocorre o processo de emagrecimento quando se está amamentando.

POR QUE AMAMENTAR EMAGRECE

Sim, amamentar emagrece. E por que isso ocorre?

Gasto de calorias: Amamentar emagrece pelo fato da produção de leite ser capaz de eliminar muitas calorias porém, é evidente que amamentar também gera muita sede e muita fome, por isso, se a mulher não souber equilibrar a alimentação ela poderá sofrer com o ganho de peso em vez de perde-lo. Para que a mulher consiga perder peso rápido amamentando é indispensável amamentar o bebê exclusivamente e ingerir refeições leves e nutritivas ao longo do dia.

Ocitocina e a contração uterina: outro detalhe importante é que as glândulas mamárias localizadas nos seios da mãe produzem aproximadamente 600 e 800 mililitros diários de leite. Quando o bebê inicia o processo de sucção, ou seja, suga o seio, o corpo libera ocitocina, que é um hormônio que atua na contração uterina, realizando a indução do útero e permitindo que o mesmo seja involuído e volte ao tamanho normal.

AMAMENTAR EMAGRECE QUANTOS KG POR MÊS?
Amamentar pode gerar um emagrecimento de até 2Kg por mês, nos casos de amamentação exclusiva, pois a produção constante de leite é uma dinâmica tão intensa que exige da mãe cerca de 600-800 calorias por dia.

Além disso:
Logo após o parto a mulher perde cerca de 9 a 10 kg
Após 3 meses pode reduzir o peso em até 6 kg, se amamentar exclusivamente. Após 6 meses pode também perder até 6 kg, se continuar amamentando

SÓ AMAMENTAR EMAGRECE?

A resposta é NÃO!
A perda de peso é algo individualizado e vai depender de uma série de fatores além da amamentação (que, claro, ajuda):

Hábito alimentares da mãe na fase de amamentação – lembrando que ela não deve fazer dieta nesse período, mas optar por alimentos saudáveis e nutritivos, que não tem calorias vazias, que só engordam e não trazem benefícios para o organismo.
Rotina de exercícios e atividades: a mãe pode voltar a praticar exercícios moderados após 45 dias do parto (caso tenha sido parto normal) e 60 dias após o parto caso tenha sido cesárea. Aí, nesse caso, o ideal é conversar com o obstetra para ver que tipo de atividade ele indica.

A própria rotina de aleitamento: se for aleitamento materno exclusivo, em livre demanda, várias vazes ao dia, com o bebê mamando bem e extraindo o que precisa para se alimentar, é claro que a mãe irá gastar mais calorias para produzir esse leite e, aí, emagrecer mais rápido.

COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO E OS EXERCÍCIOS NESSE PERÍODO?

Durante o processo da amamentação, é sugerido que as mães tenham uma alimentação rica em nutrientes e devam preferir o consumo de alimentos como iogurtes, leite desnatado, ricota (ricos em cálcio), cereais integrais (ricos em vitamina B6), peixes (ricos em ômega 3), verduras, banana, aves, carnes magras e ovos.

E IMPORTANTE!

Na perda de peso, a orientação de um nutricionista é sempre bem-vinda e pode ajudar as mulheres.
Já as atividades físicas devem ser iniciadas gradativamente e também de forma orientada, para que a mãe saiba que tipo de exercícios ela pode ou não praticar.

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

AMAMENTAÇÃO – 10 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE

DIFICULDADE PARA AMAMENTAR – CONVERSA DE MÃE

AMAMENTAÇÃO – 5 FORMAS DO PAI AJUDAR NA HORA DE AMAMENTAR O BEBÊ

RACHADURAS E FISSURAS NO PEITO – AMAMENTAÇÃO

PEGA INCORRETA DO BEBÊ NA AMAMENTAÇÃO

https://www.macetesdemae.com/
https://www.facebook.com/macetesdemae/
https://www.instagram.com/macetesdemae/

https://br.pinterest.com/macetesdemae/

Produção:
https://www.laranjaazul.com.br/

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>