Rate this post

O assunto do vídeo de hoje foi uma sugestão da seguidora Cinthia Maria Bezerra, que pediu para falarmos um pouco sobre a alimentação da mãe deve ter para evitar que o bebê tenha cólicas.
Atualmente, não existe um consenso médico sobre o fato de que o que a mãe come irá influenciar na cólica do bebê, já que isso “passa” pelo leite. Alguns médicos dizem que tem sim influência, e orientam cortar outros alimentos. Outros dizem que isso é bobagem.
Bom, vou falar por experiência própria, ok?
Leo teve APLV, alergia à proteína do leite de vaca e, em função disso, assim que o Caê nasceu o pediatra me orientou a fazer uma dieta restritiva, tirando leite e derivados da minha alimentação, por pelo menos 6 meses, para evitar que o contato do Caê com o leite de vaca, através do meu leite, levasse-o a desenvolver também alergia à leite.
Desde que eu cortei o leite da minha dieta, o Caê nunca teve cólica. Ou seja, eu cortei esse alimento em específico (leite e derivados) e o meu pequeno não teve cólicas. Foi coincidência? Pode ser que sim, mas eu, intuitivamente, tendo a acreditar que não.
Mas e os demais alimentos? Temos que cortar para as crianças não terem cólica? Como eu disse, alguns médicos dizem que sim e outros dizem que não. Tenho amigas que também relataram comer de tudo durante a amamentação e os filhos nunca terem tido uma única cólica.

Mas, por via das dúvidas, vou comentar aqui, com vocês, quais são os alimentos tidos como causadores de cólica em bebês e que as mães devem evitar consumir no período que estão amamentando:

Feijão – o grão é conhecido por provocar gases. Isso acontece pois algumas partículas de carboidratos do feijão e de outras leguminosas como ervilha, lentilha, soja e vagem não são absorvidos pelo nosso organismo e fermentam, criando os gases. Às vezes eles são expelidos sem incomodar, outras não. Varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um dia para outro.
Brócolis – outro alimento conhecido por causar gases. Junto com ele entram a couve, a couve-flor e o repolho. O causador dos gases é o enxofre que está na composição dos alimentos. Isso pode passar pelo leite e incomodar também seu bebê
Leite de vaca – Já ouviu falar que algumas pessoas não conseguem digerir o leite de vaca, não é? São os intolerantes à lactose. Essas pessoas, quando comem leite e derivados podem ter mal estar estomacal, intestinal, gases e diarreia. Isso ocorre nos bebês também e, às vezes mesmo se o leite não faz mal para nós, pode incomodar o organismo do nosso filho.
Chocolate – é uma crueldade falar para as mães que o chocolatinho que elas têm vontade de comer dá mal estar em seus bebês. Bom, então vamos deixar claro que esse é um dos alimentos que menos se tem dados científicos para relacionar a ingestão pela mãe com a cólica nos bebês que mamam no peito. Uma das hipóteses é que tenha a ver com o leite que tem no chocolate.
Cebola, café, chás com cafeína – estes alimentos entram também na lista dos possíveis causadores de agitação e mal-estar digestivo nos bebês. Mas de novo, as comprovações científicas são muito incipientes. Use do seu bom-senso, sempre! Um cafezinho não vai fazer tão mal assim ao seu bebê, mas dez podem ser realmente ruins.
E aqui, uma dica final que eu gostaria de dar: antes de sair cortando tudo da alimentação, observe o que acontece com seu filho conforme o alimento que você come. E vá ajustando a sua dieta conforme o bem estar de vocês. Ao perceber que um ou outro alimento piora as reações, tente evitar ou cortar da dieta enquanto estiver amamentando.

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

COMO ALIVIAR A CÓLICA DO BEBÊ

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA – APLV

LEITE MATERNO: COMO EXTRAIR E ARMAZENAR DE FORMA SEGURA

DICAS PARA OS 3 PRIMEIROS MESES

RECÉM NASCIDO – 10 DICAS INCRÍVEIS PARA MÃES QUE ACABARAM DE TER UM BEBÊ

https://www.macetesdemae.com/
https://www.facebook.com/macetesdemae/
https://www.instagram.com/macetesdemae/

https://br.pinterest.com/macetesdemae/

Produção:
https://www.laranjaazul.com.br/

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>