8 DICAS PARA FAZER O BEBÊ DORMIR SOZINHO NO BERÇO | MACETES DE MÃE

8 DICAS PARA FAZER O BEBÊ DORMIR SOZINHO NO BERÇO | MACETES DE MÃE

8 DICAS PARA FAZER O BEBÊ DORMIR SOZINHO NO BERÇO | MACETES DE MÃE
Rate this post

Imagino que o sonho de dez em cada dez mães seja que seu bebê durma sozinho no berço, e por horas e horas. Certo? Então ontem eu compartilho algumas dicas que irão ajudar nisso.

– Acostume o bebê com o berço o quanto antes: É importante que o bebê acostume desde cedo com o berço e o quanto antes isso acontecer, melhor. Como o indicado é que a criança de até 1 ano de idade durma no quarto dos pais (aqui no canal tem um vídeo no qual eu falo sobre isso), você pode colocar o berço do bebê no seu quarto ou pelo menos fazer com que ele tire as sonecas do dia no bercinho. Outra alternativa, que foi o que fizemos aqui em casa, é o bebê desde o primeiro dia em casa já ir para o seu berço no seu quartinho e, aí, a mãe mudar para lá por um período. Depois, quando voltar para o seu quarto, acompanhar o bebê durante a noite através de uma babá eletrônica. Isso garantirá também a segurança do bebê e fará com que ele acostume com o berço desde cedo.

– Crie um ritual de sono: Acho bem importante criar, desde muito cedo, um ritual do sono noturno que é repetido diariamente. E, claro, incluir o berço nesse ritual. Esse ritual, normalmente, engloba os seguintes passos: acalmar o ambiente pelo menos uma hora antes do bebê ser colocado para dormir, dar um banho gostoso e relaxante nele, fazer uma massagem relaxante após o banho, amamentar e acalentar o bebê e coloca-lo no berço para dormir.

– Coloque o bebê ainda acordado no berço: Depois do ritual relaxante que acabei de citar, que deixa o bebê QUASE dormindo, você coloca-o sonolento, mas ainda acordado, no berço e deixa que ele pegue no sono sozinho.

– Se ele chorar, vá atendê-lo mas evite tirá-lo do berço: Nunca, jamais, deixe o bebê chorando no berço. Se depois que você colocou o bebê para dormir no berço ele se mostrar desconfortável e começar a chorar, vá até lá, converse com ele, faça carinho, deixe que ele escute a sua voz. Muitas vezes, ele se acalma sozinho e você nem precisa tirá-lo do berço. Assim que ele acalmar, saia do quarto e deixe-o acordado.

– Se for necessário tirá-lo do berço, acalme-o e volte a coloca-lo no berço acordado: Nem sempre o bebê acalma só com o seu toque e a sua voz dentro do próprio berço e você terá que tirá-lo de lá e niná-lo ou amamenta-lo um pouco. Tire-o do berço, nine-o, acalente-o, amamente-o e, assim, que ele parar de chorar, volte a colocá-lo no berço ainda acordado.

– Utilize a técnica do ninho: Se no início da vida o bebê estranhar muito ficar dentro do berço, tente a técnica do ninho com ele.

– Veja sempre qual é a hora ideal para o bebê dormir: Os bebês têm um horário ideal do sono, que é quando eles estão cansados, mas não estão exaustos, já que quando exaustos eles brigam com o sono e aí que não dormem mesmo.Tente descobrir qual é a hora que seu filho fica no ponto ideal do sono (sonolento, mas não exausto) e aí comece o ritual do sono para colocá-lo para dormir. Normalmente, esse horário do ponto ideal do sono costuma acontecer por volta de 19h para bebês menores e um pouco mais tarde conforme a criança for ficando mais velha.

– Utilize sons que ajudam: coloque para tocar no ambiente um som relaxante, que pode ser tanto uma música calma quanto um som que, para nós, pode soar estranho, como secador de cabelo, lavadora de roupa, som de barulho do útero, som de batidas do coração. Para esses sons, existem aplicativos que você pode baixar ou acessórios que você coloca no quarto do bebê e que tocam o som e, em alguns casos, emitem também luz (mas eu prefiro contar somente com o som). Somente se o bebê não acostumar a dormir sem luz que sugiro que se ligue uma luz mínima, de preferência vermelha, quente, e nunca fria. E muito discreta, para não atrapalhar o sono.

Por fim, alguns outros cuidados importantes:
– não coloque brinquedos dentro do berço,
– não agasalhe demais ou de menos o bebê para dormir,
– não super aqueça o quarto,
– não use cobertores ou mantas a partir do momento que o bebê puder puxá-los e se sufocar.
– se for inverno, opte por sacos de dormir de tecidos macios, quentinhos e aconchegantes

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

PARA O BEBÊ DORMIR MELHOR A NOITE, NÃO PERCA ESSAS 5 DICAS INFALÍVEIS!

ONDE O BEBÊ DEVE DORMIR?

POSIÇÃO IDEAL PARA O BEBÊ DORMIR

DORMIR SOZINHO – COMO ENSINEI MEUS FILHOS A DORMIREM SOZINHOS

5 DICAS PARA CRIAR A ROTINA DO BEBÊ

www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae

Produção:
http://www.laranjaazul.com.br

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Music by Epidemic Sound (http://www.epidemicsound.com)
Footage by Videoblocks (https://www.videoblocks.com) and Envato Elements (https://elements.envato.com/curated)

Marcelo