10 DICAS PARA TER FILHOS FELIZES | MACETES DE MÃE

10 DICAS PARA TER FILHOS FELIZES | MACETES DE MÃE

10 DICAS PARA TER FILHOS FELIZES | MACETES DE MÃE
Rate this post

Acredito que eu e você temos um desejo em comum: a felicidade plena dos nossos filhos. Ao ler o texto 10 dicas para ter filhos felizes, da autora Alli Worthington, mãe de cinco meninos, percebi que existem coisas fáceis (e que podemos fazer ainda hoje) que vão tornar a infância e a vida adulta deles ainda melhor. Ah, e todas essas dicas têm confirmação científica de que só fazem o bem. Hoje compartilho com vocês 10 dicas para criar filhos felizes. Elas foram inicialmente publicadas no site Babble (https://www.babble.com/babble-voices/want-happier-kids-try-these-10-scientifically-proven-tips/ )

– Tempo de sobra para brincar: Um artigo publicado no American Journal of Play relatou que, de uns anos para cá, o tempo das crianças brincarem diminui muito. A falta de brincadeira, que parece algo inofensivo, afeta o desenvolvimento emocional da criança, levando ao aumento da ansiedade, da depressão e de problemas de atenção e autocontrole.
– Elogie os esforços : Outra dica muito importante é sempre elogiar os esforços, e não necessariamente uma característica da criança. Isso faz com que as crianças sigam tentando fazer as coisas mesmo quando não são tão boas em algo.
– Mantenha tradições: Jantares em família, filmes pelo menos uma vez ao mês, decorações típicas todos os Natais ou comemorações especiais em aniversários… tudo isso passa segurança para a criança e segurança significa felicidade.
– Deixe-os fazer suas próprias tarefas: Não facilite a vida dos seus filhos fazendo o trabalho por eles. Eles têm que enfrentar os desafios, resolvê-los, tentar e até falhar. Tudo isso é importante para o aprendizado. Acompanhar, orientar, estar próximo para tirar as dúvidas e dar uma mão quando necessário é bem vindo. Mas fazer pela criança, jamais!
– Ensine que emoções “negativas” são normais e podem ser até saudáveis: Ninguém gosta de ficar com raiva, triste ou com medo. Mas eles fazem parte do ser humano e aprender que eles são normais e podem acontecer é importante para as crianças. Uma ótima maneira de explicar isso para as crianças é tentar fazer isso quando você está vivendo uma dessas emoções. Então, nesses momentos, diga: “Viu? A mãe pode ficar nervosa com as coisas, também! É apenas parte da vida!”
– Deixe-os errar: Errar significa que você está tendo oportunidades e tentando. E só não erra quem não tenta, não se arrisca, não faz. E nós queremos que os nossos filhos tentem, certo? Que experimentem, tentem e, através disso, aprendam, cresçam e evoluam. É normal errar.
– Não compare: Pode ser tentador oferecer os outros como “exemplo”, mas esse tipo de atitude atrapalha muito mais que ajuda. Em vez de aprender algo com essa comparação, a criança tende a se sentir diminuída e isso não agrega em nada. Na verdade, prejudica. E outro lembrete: as crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo e têm o seu próprio temperamento e personalidade.
– Crie memórias felizes: Para criar memórias felizes você não precisa fazer grandes coisas. Basta fazer coisas engraçadas, inesperadas, planejar um tempo especial só com eles, etc. No final, um dia pode ter várias memórias. Torne-as felizes. Isso pode literalmente transformar as crianças em adultos melhores.
– Seja um pai ou mãe feliz: Ser o modelo de felicidade para seus filhos é uma das melhores formas de encorajá-los a serem felizes. Carolyn Pape Cowan e Philip Cowan, marido e mulher, psicólogos da Universidade da Califórnia, concluíram que é possível prever o quão bem as crianças se darão em determinadas áreas (emocional, social e acadêmica, por exemplo). E sabem como eles dizem que podemos prever isso? Observando como são os pais. Segundo eles, as crianças não ficam bem se os adultos não estiverem cuidando de si mesmo e de suas relações.
– Não brigue na frente deles: Os ouvidos das crianças podem ouvir mais do que imaginamos, e as preocupações e incertezas podem fazer com que elas se sintam inseguras. Portanto, mantenha essas discussões em sigilo, para que as crianças possam ser crianças, passando assim pela infância.

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

5 BRINCADEIRAS DIFERENTES PARA VOCÊ FAZER USANDO BLOCOS DE MONTAR

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DOS AVÓS NA VIDA DOS NETOS

VIAJANDO COM FILHOS – 15 DICAS PARA VIAJAR SOZINHA COM 2 CRIANÇAS

O QUE SEU FILHO QUER SER QUANDO CRESCER?

FESTA NA SELVA: ANIVERSÁRIO DE 6 ANOS DO LEO

www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae

Produção:
http://www.laranjaazul.com.br

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Music by Epidemic Sound (http://www.epidemicsound.com)
Footage by Videoblocks (https://www.videoblocks.com)
Envato Elements (https://elements.envato.com/curated)

Marcelo